Adriano Bastos vence 1ª etapa da Fila Night Run

Atualizado em 09 de junho de 2008
Mais em

O atleta Adriano Bastos venceu neste sábado à noite (7), os 10 km da primeira etapa da Fila Night Run, que contou com duas distâncias, 5km e 10km, e teve a participação de cerca de 5.500 corredores. Na disputa feminina, vitória nos 10 km de Ana Patricia do Nascimento.

A arena montada na Praça do Cavalo, na USP, misturava clima de festa e esporte. Faltando uma hora para a largada da prova, realizada às 20h, já era grande o número de corredores que se preparavam para percorrer os 5 ou 10 km pelas coloridas ruas da Cidade Universitária. Jogo de luzes e muita música eletrônica ditaram o clima do evento que atraiu um grande público prestigiando a prova. A temperatura de 18ºC também ajudou bastante na performance dos corredores.

Logo no início da prova, formou-se um pequeno pelotão com os atletas dos 5km à frente, tendo Adriano e mais quatro atletas dos 10 km logo atrás. Assim que os atletas passaram pelo km 1 o percurso se dividiu, os atletas dos 5 km seguiram um caminho e os atletas dos 10 km outro. Na altura do km 2, Adriano já tinha a companhia de apenas mais dois atletas que conseguiram acompanhar seu ritmo até o km 3, a partir deste momento Adriano logo começou a abrir uma grande vantagem e a despontar na liderança.

“Fiquei surpreso com a facilidade que comecei a abrir vantagem em relação aos outros dois atletas logo no km 3, principalmente pelo fato de que um deles, o José Rodrigues, que é um atleta muito forte e que tem chegado na minha frente nas últimas 4 provas que disputamos juntos no Circuito das Estações”, disse Bastos.
 “Neste momento passamos por um grande trecho de ida e volta da avenida da Raia Olimpica e quando eu estava voltando e começaram a passar os atletas mais lentos do outro lado gritando meu nome, incentivando e dizendo que eu estava completamente sozinho foi muito bom, pois além de motivante percebi que a prova já era minha e que podia até mesmo correr mais confortável dali em diante, tanto que passei os 5 km para 15min15s e depois disso aliviando um pouco o ritmo, corri os outros 5 km para 15min43s”, contou Adriano.
 A partir do km 6, a prova de 10 km novamente se juntava com a de 5 km sendo neste ponto o km 1 para os corredores nesta distância. Neste momento Adriano passou a correr dentre os atletas dos 5 km com muito incentivo dos corredores. Depois de enfrentar duas subidas neste trecho final e o trânsito de atletas, Adriano cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o tempo de 30min58s.

Resultados 10 km

Masculino
1- Adriano Bastos, 30min58seg
2- Francisco Clemilson da Silva Ângelo, 31min30seg
3- José Rodrigues dos Santos, 31min59seg

Feminino
1- Ana Patricia do Nascimento, 40min05seg
2- Ana Paula Hidalgo, 44min43seg
3- Vera Lucia Saporito, 46min23seg