Adriano Bastos

Atualizado em 18 de janeiro de 2008
Mais em

Por Odara Gallo

Adriano Bastos vinha de uma série pesada de provas quando largou para mais uma Maratona da Disney. O receio de não conseguir concretizar o pentacampeonato foi inevitável, mas o brasileiro que já se sente parte da prova realizada na terra do Mickey Mouse confirmou o favoritismo e, mesmo com o tempo mais alto, marcou seu nome mais uma vez na história da prova.

Confira a entrevista com o atleta que conta detalhes da sua preparação para a maratona e planos para 2008:

O2: Como foi a preparação para a prova deste ano?
Adriano Bastos:
Esse ano foi um pouco mais pesado, porque vim de um período desgastante por causa da Maratona de Curitiba, que corri no final de novembro. Fiz apenas um treinamento de manutenção em dezembro para não perder o ritmo. Fiz um treino de base antes da Maratona de Curitiba já pensando na minha participação nas duas provas. Então, depois da primeira, dei apenas continuidade com um treino de manutenção.

O2: Esse cansaço fez você achar que não daria para vencer?
Adriano Bastos:
Cheguei lá com um certo receio, com um friozinho na barriga, consciente de que não estava tão preparado quanto das outras vezes, que se viesse algum atleta mais forte não saberia de onde tirar forças. Já fui pra lá sabendo disso, que o tempo ia ser mais alto, mas foi o suficiente para ganhar de uma forma tranqüila.

O2: Durante a prova esse receio passou?
Adriano Bastos:
Tive um único momento de susto durante a corrida. Na milha 3, quando os pelotões das duas largadas [que acontecem em lugares diferentes, mas resultam na mesma distância final] se unem eu era o líder, mas surgiu um atleta 100 metros à minha frente. Não conhecia o corredor e não sabia quais eram as suas condições, por isso tive que apertar o passo para alcançá-lo. Tomei a frente novamente na milha 6 e o outro corredor nem completou a prova.

O2: Quando você percebeu que seria pentacampeão?
Adriano Bastos:
Na milha 15, vi que não tinha ninguém atrás e aí foi pensar apenas em chegar em primeiro. Até diminuí um pouco o ritmo.

O2: Quais são seus planos para 2008?
Adriano Bastos:
Em 2008, pretendo participar da Meia-maratona de Buenos Aires pela quinta vez consecutiva. Tive bons resultados nas outras edições e venci no ano passado. Farei ainda as maratonas de São Paulo e Curitiba e as provas da Corpore e do Circuito das Estações Adidas. Talvez eu participe também da Maratona de Florianópolis.

O2: Como você seleciona as provas das quais participa?
Adriano Bastos:
Participo das maratonas de São Paulo e de Curitiba pela premiação e visibilidade. Já a da Disney é a prova que me fez e eu já me sinto parte dessa corrida. Até os organizadores já me disseram que eu já sou parte integrante da maratona e que ela não seria a mesma sem a minha presença. Esse reconhecimento me deixou muito feliz.