Adeus, Wouter!

Atualizado em 18 de maio de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

O ciclista Wouter Weylandt foi enterrado, nesta quarta-feira, na igreja de Saint Peter’s, em Gent, na Bélgica. Weylandt faleceu no último dia 9 de maio, ao cair de sua bicicleta na descida do Passo Del Bocco (cat 3), durante a primeira semana do Giro d´Italia 2011.

O local teve a presença de milhares de pessoas na tentativa de prestar uma última homenagem ao belga. O caixão de Wouter foi carregado por seus companheiros da Leopard-Trek, incluíndo Fränk Schleck e Fabian Cancellara. Os ex-companheiros de Weylandt na Quick Step também foram solidários. Tom Boonen, Patrick Lefevere e multicampeão do ciclismo Eddy Merckx estiveram presentes.

Antes da celebração religiosa, que contaria apenas com familiares e amigos próximos dentro da igreja, os fãs puderam se despedir de Weylandt de forma breve. Para que todos pudessem acompanhar a cerimônia, foram instalados telões do lado de fora da construção.

Weyland, de 26 anos, deixou um filho e sua esposa, Anne Sophie, grávida de cinco meses.

Na etapa desta quarta-feira, que marcou a 11º do Giro, o francês John Gadret (AG2R La Mondiale), vencedor do estágio, prestou uma homenagem a Wouter. Na linha de chegada, Gadret ergueu as mãos e apontou-as para o céu. Entrevistado, admitiu a celebração em memória do companheiro de profissão.

“Eu pensei o dia todo no enterro de Wouter”, disse. “Embora eu não seja belga, eu tinha que ganhar para ele.Desde sua morte eu fico pensando sobre o acidente. Eu queria fazer algo para homenageá-lo, estou satisfeito.”