Adeus, Sastre!

Atualizado em 15 de setembro de 2011
Mais em

Por Fernando Bittencourt

Carlos Sastre anunciou nesta quinta-feira (15) que decidiu se aposentar, após quinze anos competindo como ciclista profissional. O espanhol, campeão do Tour de France em 2008, divulgou sua decisão durante uma coletiva de imprensa, em Madri.

“Chegou a hora de terminar este ciclo. Vencer o Tour e fazer parte da equipe campeã da Vuelta foram os melhores momentos de toda a minha carreira, mas chegou a hora de iniciar um novo estágio em minha vida, mesmo que eu não tenha nenhuma certeza do que farei a partir deste momento”, discursou o agora ex-ciclista, visivelmente emocionado.

Sastre iniciou sua carreira como profissional na equipe ONCE, em 1997, destacando-se como um escalador e mostrando suas habilidades em corridas por etapas a partir da oitava colocação, obtida na Vuelta a España de 2000. Mas os melhores anos do espanhol ainda estavam por vir. Entre 2002 e 2008, correndo na CSC, ele conquistou os principais resultados da sua carreira. Foi o terceiro da Vuelta em 2005 e também do Tour de 2006, que serviram como plataforma para reivindicar o papel de líder no time – mesmo com Frank e Andy Schleck na esquadra. Em 2008, com o grande trabalho dos irmãos luxemburgueses, Sastre conquistou o Tour de France com um ataque fulminante no Alpe d’Huez.

Em todos esses resultados, Carlos esteve sob a tutela de Bjarne Riis – atual proprietário da Saxo Bank-Sungard –, com quem não teve uma boa relação, como mostrou o documentário ‘Overcoming’.

Deixou a CSC em 2009 para defender as cores da Cervélo Test Team, equipe pela qual competiu até 2010 e, por fim, se juntou à Geox-TMC neste ano. A intenção principal era conquistar uma boa colocação na Vuelta, mas acabou trabalhando generosamente para Juan Jose Cobo, campeão da prova. Sastre obteve uma modesta 20ª colocação na classificação geral da Vuelta a España e não deixou claro, durante a coletiva de imprensa, se voltará a disputar alguma prova como despedida ou se considerará a Vuelta a España como sua última aparição como profissional.