Adeus Sassi!

Atualizado em 13 de dezembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Após uma árdua batalha de oito meses contra um tumor cerebral, o treinador italiano Aldo Sassi, de 51 anos, faleceu na noite deste domingo.

Sassi passou por cirurgia e fez inúmeras sessões de quimioterapia para combater a doença. Em momento algum deixou o trabalho de lado, freqüentando o Centro Mapei de Ciclismo, além de auxiliar grandes ciclistas como Riccardo Riccò, Ivan Basso e Cadel Evans.

Declarado contrário ao antidoping, ele lutou arduamente para ajudar os atletas a treinar e competir em um programa de treinamentos transparente.

Aldo Sassi confiava plenamente em seus atletas e rebateu a afirmação do investigador Ettore Torri, que afirmou ser generalizado o doping no pelotão.

“Torri afirma que ninguém está limpo, mas eu digo que não é verdade”, explicou Sassi. “É por isso que eu continuo a trabalhar no ciclismo. Você pode andar e ganhar um Giro mesmo sem doping.”

Ciclistas se despedem de Sassi

O anúncio da morte pegou a todos de surpresa. Muitos dos ciclistas que passaram pelas mãos de Aldo Sassi fizeram questão de homenageá-lo.

Ao saber da notícia, Basso disse em seu twitter: “Adeus, Aldo. Sua amizade e amor estará sempre em meu coração. “

Michael Rogers também não se esqueceu de Sassi: “RIP Aldo. Obrigado por tudo o que você deu e me ensinou!”