Acidente tira freira do Ironman Brasil

Atualizado em 12 de maio de 2006
Mais em

POR FELIPE MENÉNDEZ

Encontrar alguém com 76 anos disposto a completar as terríveis distâncias de um Ironman (3,9 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida) pode ser difícil. Encontrar uma freira com essa idade e que tenha completado mais de 300 triathlons parece ser algo praticamente impossível.

Não é. A irmã Madonna Buder ou “Madre Superiora do Triatlhon” participa de triathlons desde 1982 e detém o recorde mundial de ironman na sua categoria. Além disso, em 2005, aos 75 anos, tornou-se a mulher mais velha a completar o Ironman do Havaí. Ela terminou a prova mais famosa do mundo em menos de 17 horas (tempo de corte). Madonna estava pronta para acrescentar mais um ao seu currículo. Seria o Ironman Brasil, que acontece em Florianópolis, no dia 28 de maio. Durante um treinamento, ela sofreu um acidente de bicicleta que lhe feriu o ombro e a tirou da prova.

Esse não foi seu primeiro acidente. A religiosa já teve uma série de fraturas. Mas esses percalços não a fazem desistir: “Sou uma catedral de Deus quando estou treinando. Você não pode estar em contato com a natureza sem ficar constantemente maravilhado com ela. Isso me faz sentir viva”.

Por enquanto, não há expectativa de a freira participar de outra prova. Deus queira que ela se recupere bem!