Acerte o ritmo

Atualizado em 10 de agosto de 2010
Mais em

Por Maurício Belfante

É comum em competições e até mesmo durante os treinamentos surgir uma sensação de cansaço e desconforto logo nos primeiros dez minutos. Essa percepção faz parecer que o corpo não vai suportar mais alguns quilômetros pela frente. Porém, logo após mais alguns minutos, o quadro muda completamente, e o atleta entra novamente em sua zona de conforto.

Conhecido como estado de equilíbrio, ou taxa de confortabilidade, esse efeito tem explicações lógicas, como explica Júlio Coelho, diretor técnico da Equipe Júlio Coelho Assessoria Esportiva. “Isso ocorre, pois o corpo está com os seus sistemas preparados para estarem em um estado de repouso. Quando começasse a correr, o organismo passa para o estado ativo, aumentando em alta potência o sistema respiratório, sanguíneo e a temperatura corporal, causando assim um grande desconforto, já que o corpo também irá necessitar de substratos energéticos, que o organismo não irá disponibilizar com tanta rapidez”.

Contudo, no momento que o corpo se acostuma com os fatores requeridos para a prática esportiva, o organismo regula-se novamente. “Com o corpo regulado, tudo fica melhor, já que todo organismo está estabilizado e pronto para correr com todo o seu potencial”, completa o treinador.

Deixando o incômodo de lado
A melhor maneira de acabar com o incômodo logo no começo da corrida é realizando o aquecimento, melhor e mais importante exercício para corredores iniciantes e veteranos, que esquecem muitas vezes de realizá-los antes de começar a dar suas passadas.

“Para conseguir entrar no estado de equilíbrio antes de começar a correr, é preciso realizar um aquecimento suave, sem pressa nenhuma. Entretanto, quanto mais bem feito for esse aquecimento, melhor será a disposição na hora de correr”, diz Flávio Freire, diretor técnico da Assessoria Esportiva que contém o seu nome.

O aquecimento
Nesta etapa, a corrida deve acontecer de forma gradativa, sendo elevada aos poucos, até o corredor chegar ao seu pace normal. “O aquecimento é uma atividade muito séria, mas que poucos realizam dessa maneira, fazendo como se fosse uma brincadeira, algo que não é”, ressalta Coelho.

Contudo, esta preparação para a corrida não deve ser tão longa, sendo realizado apenas até o corpo entrar no estado de equilíbrio. “Mesmo dependendo de fatores externos e do nível do atleta, o aquecimento deve durar de cinco a 15 minutos, até o corpo alcançar o seu melhor estado”, finaliza Freire.

Para saber a melhor maneira de efetuar o aquecimento clique aqui.