Abertura do Troféu Brasil 2009 em Santos

Atualizado em 22 de março de 2009
Mais em

Neste domingo será realizada na Praia do Gonzaga, em Santos, a primeira etapa do Troféu Brasil de Triathlon 2009, com cerca de 900 atletas, divididos pelas categorias em disputa (Profissional, Amador/idades, Especiais, Militar, Executivo e Revezamento).

A categoria Profissional reúne a elite do esporte no país e destaques de outros países, sem falar da premiação de R$ 16 mil por prova. Os paulistas Fábio Carvalho e Carla Moreno, atuais campeões, encabeçam a lista de inscritos para este domingo .

A largada será as 8 horas, na Praia do Gonzaga, com área de transição em frente à Avenida Ana Costa, um dos pontos de referência de Santos. As categorias Pro e Elite Amador terão o desafio de 1.5 km de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida, enquanto a Amador terá 750 m/ 20 km/ 5 km.

No masculino, a prova já tem confirmados nomes de peso na modalidade. Além do campeão Fábio Carvalho, também brigarão pala vitória os santistas Paulo Miyashiro, vice-campeão do circuito, Fred Monteiro, terceiro colocado no ranking de 2008; e Marcus Fernandes, quarto lugar, e os paulistas Antônio Manssur Filho, sexto colocado no geral, em José Augusto Antunes Filho, décimo na classificação. O argentino radicado em Niterói (RJ), Ezequiel Morales, sétimo no ranking final do ano passado, também estará na primeira etapa e surge como um dos favoritos.

Entre as mulheres, Carla Moreno, dona de seis títulos do Troféu Brasil de Triathlon, é o grande destaque e tentará mais uma conquista. Ao seu lado estarão outras triatletas como a santista Fernanda Garcia, terceira colocada em 2008, e a paulista Ariane da Silveira, quarto lugar. A argentina Maria Soledad Omar, que mora em Niterói e quarto lugar no ranking final do Troféu Brasil em 2008, será a atração internacional entre as profissionais do feminino.

Em 2009, o circuito terá seis provas, sendo duas na Raia Olímpica da USP, em São Paulo, e quatro na Praia do Gonzaga, em Santos, assim divididas: 1ª etapa (peso 1,25) – 15/03, Santos; 2ª etapa (peso 1,0) – 26/04, USP, São Paulo, 3ª etapa (peso 1,0) – 23/08, USP, São Paulo; 4ª etapa (peso 1,0) – 20/09, Santos; 5ª etapa (peso 1,0) – 25/10, Santos; e 6ª etapa (peso 1,5) – 06/12, Santos.

Programação – A entrega de kits será feita neste sábado (14) no Clube Sírio Libanês (Av. Ana Costa, 473), das 13h às 19h, junto ao EXPO Troféu Brasil. O Simpósio para atletas Pro e Elite Amador será às 15h no Clube Sírio Libanês e para as atletas Amadores às 17h.

A Numeração e entrega da bicicleta na área de transição na Praia do Gonzaga (Av. Ana Costa c/ Praia) será das 6h45 às 7h45; para a categoria Profissional e Elite amador, a numeração e entrega da bicicleta na área de transição será das 6h45 às 9h. A Largada Amador será às 8h, a Profissional às 9h20, e a Elite Amador às 9h25.

Dicas – O treinador Ricardo Hirsch, da Assessoria Personal Life, diz que a prova de abertura em Santos é ótima para os atletas terem um base de comparação para as demais disputas do ano, possibilitando analisar o que precisa ser melhorado. Se o triatleta fez sua última prova em dezembro de 2008, caso de muitos, por exemplo, Ricardo alerta que pode estar sem ritmo de prova e sentir uma certa dificuldade na transição.  

Apesar das temperaturas um pouco mais amenas durante a semana, o forte calor pode ser uma preocupação de muitos atletas, mas Ricardo diz que neste caso é preciso pensar um pouco no treinamento, e dá uma dica para as próximas competições. “É importante que durante os treinos o atleta não tente fugir sempre das situações mais puxadas, treinando, por exemplo, apenas de manhã muito cedo. É preciso treinar de vez em quando com altas temperaturas para saber como o corpo vai reagir ao calor”. 

Ricardo lembra ainda que tempo em provas de triathlon nunca deve ser comparado, pois elas apresentam geralmente características muito diferentes, que interferem no tempo, mesmo que as distâncias sejam as mesmas. “O mais importante é o atleta perceber e analisar como foi na prova”.

A próxima disputa do Troféu Brasil será em São Paulo, na USP, dia 26 de abril, e para quem já pensa em participar dessa etapa Ricardo aconselha desenvolver um treinamento mais específico na bike, porque o percurso tem muita subida e retorno.

Triatleta ativo – Flávio José, o triatleta selecionado para o projeto o ativo.com vai patrocinar você, fará sua estréia como “atleta ativo” neste domingo em Santos, e conta que está bastante ansioso para a prova “com o ativo no peito”. 

Para participar do Troféu Brasil de Triathlon, sua principal disputa este ano, Flávio fez uma grande preparação com a equipe parceira do ativo no projeto, que incluiu treinos diários coordenados pela equipe da Marcos Paulo Reis Assessoria e uma alimentação balanceada, orientada pela equipe da Nutricius.

“Eu fiz cerca de 10 a 12 treinos semanais entre corrida, natação e ciclismo, com cargas, intensidades e volumes muito bem divididos focando sempre o ganho de performance nas modalidades. Tenho como meta para esta prova chegar entre os 15 primeiros atletas da minha categoria”, diz Flavio.