A vez do chá vermelho

Atualizado em 21 de outubro de 2008
Mais em

Por Fátima Martin

As folhas de Camellia sinensis voltam a ganhar popularidade no Brasil, mas desta vez para a preparação de outra infusão benéfica para o organismo: o chá vermelho. Ao contrário dos chás branco e verde, a erva do chá vermelho passa por um processo de maturação que demora cerca de 60 anos antes de chegar às xícaras. “Enquanto não há maturação das folhas na preparação dos chás verde e branco, o vermelho é mais potente porque concentra muito mais a substância”, explicou a nutricionista Daniela Jobst, especialista em fisiologia do exercício pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.

Benefícios ao corpo
A infusão é muito conhecida em países do Oriente, como China e Índia, e só recentemente passou a ser consumida em forma de chá, cápsula ou pó solúvel pelos brasileiros por trazer efeitos benéficos ao corpo. O chá vermelho também é conhecido como “devorador de gorduras”, porque é rico em compostos fitoquímicos, chamado de catequinas, que atuam como antioxidantes e antiinflamatórios na aceleração do metabolismo, na queima de gorduras e, conseqüentemente, na redução do colesterol ruim”, garantiu Daniela Jobst.

Além disso, o chá vermelho possui vitamina C, sais minerais e tem propriedades desintoxicantes, antidepressivas e ainda facilita a digestão.

Qual é a vantagem para o organismo do corredor?
Com a ajuda da ação antioxidante das ervas, o chá vermelho inibe a produção dos radicais livres durante a corrida, além de prevenir o atleta contra o envelhecimento. “Como o corredor gasta muito nutrientes durante o treinamento e a prova, as enzimas antioxidantes naturais do chá vermelho poupam o seu organismo da perda excessiva de nutrientes, como celenium, zinco, vitamina C, vitamina E e manganês”, disse Daniela.

Quando consumir o produto
O chá vermelho facilita a digestão, por isso o ideal é que seja consumido no mínimo uma hora antes das refeições. “Para que tenha ação positiva no organismo, é recomendado de três a quatro xícaras por dia para produzir o efeito termogênico. O chá não pode ser ingerido muito próximo das refeições pela alta concentração de ferro e também não é indicado à noite por conta da cafeína. Além de poder causar insônia, também não é indicado para pessoas com gastrite, arritmias cardíacas e gestantes pela presença de cafeína”, falou a nutricionista.

Por que é chamado de chá vermelho?
As folhas da Camellia sinensissão comprimidas e armazenadas em barris para fermentação especial. Durante esse processo, a erva ganha cor de avermelhada e sabor terroso, porém sem amargor.