A surpresa francesa

Atualizado em 13 de março de 2007
Mais em

O francês Jean-Patrick Nazon (Ag2r) superou os grandes sprinters e venceu a primeira etapa da Paris-Nice, disputada na última segunda-feira. Iniciada com atraso devido ao minuto de silêncio realizado pelos ciclistas em protesto contra a decisão da justiça espanhola de arquivar a “Operação Porto”, a etapa não provocou grandes alterações na classificação geral da prova. O escocês David Millar (Saunier Duval), o mais rápido no prólogo do domingo, ainda ocupa a liderança.

Após neutralizar a fuga, que durou quase toda a etapa, o pelotão viu um ataque bem-sucedido de Nazon nos metros finais. O francês completou os 186 quilômetros em 4h29min39s.

Logo na largada, os franceses Romain Feillu (Ag2r), Christophe Laurente (Crédit Agricole) e Hervé Duclos-Lasalle (Cofidis) e o espanhol Iván Velasco (Euskaltel) escaparam e só foram alcançados quando já se avistava a meta final. Os atletas chegaram a ter dez minutos de vantagem sobre o pelotão.

Fischer
O brasileiro Murilo Fischer (Liquigas), 36º colocado no prólogo, a 11 segundos de Millar, conquistou a sétima colocação na etapa da última segunda-feira.

Contra-relógio
Depois de resolvidas as divergências entre a UCI e as organizadoras das provas, a Paris-Nice começou com um contra-relógio de 4,7 quilômetros, realizado no último domingo. O vencedor foi o britânico David Millar.

Absolvido de acusações de uso de doping há apenas 4 meses, o atleta parece estar começando uma segunda carreira e promete ser o melhor ciclista do mundo dentro de cinco anos.

“Agora (Frank) Schlek e (Alberto) Contador virão para cima. Mas não será fácil para eles. Saunier Duval é uma das equipes mais fortes aqui, mesmo que tenha atletas ainda não muito conhecidos. Pretendemos defender a camisa amarela até Nice”, disse Millar.

A surpresa do prólogo foi o jovem tcheco Roman Kreuziger (Liquigas), que era o primeiro colocado até Millar ir para a estrada. “Com certeza vim para fazer bonito. Mas, sinceramente, não esperava conquistar a segunda colocação. Estavam aqui grandes especialistas como (Levi) Leipheimer ou (David) Zabriskie.”

“Ainda estou descobrindo as coisas. Paris-Nice é a minha primeira prova de tão alto nível. Estreei entre os profissionais no ano passado e não devo ter participado de mais de 40 corridas. Estou me sentido em excelentes condições e almejo conquistar a camisa branca nesta competição. Se tudo correr bem posso até pensar na vitória geral, mas estou focado no título de melhor jovem,” completa Kreuziger.

Classificação 1ª etapa: Cloyes-sur-le-Loir – Buzançais, 186 km
1) Jean-Patrick Nazon (Ag2r Prévoyance) 4h29min39s
2) Sebastian Siedler (Milram) m.t.
3) Mathew Hayman (Rabobank) m.t.
4) Daniele Bennati (Lampre-Fondital) m.t.
5) Vicente Reynes (Caisse d'Epargne) m.t.
6) Igor Astarloa (Milram) m.t.
7) Murilo Fischer (Liquigas) m.t.
8) Tom Boonen (Quickstep-Innergetic) m.t.
9) Guennadi Mikhailov (Astana) m.t.
10) Jérôme Pineau (Bouygues Telecom) m.t.

Classificação Geral
1) David Millar (Saunier Duval) 4h35min40s
2) Roman Kreuziger (Liquigas) a 1s
3) Luis Sánchez (Caisse d'Epargne) a 2s
4) Alberto Contador (Discovery Channel) m.t.
5) Sébastien Joly (Française Des Jeux) m.t.
6) Levi Leipheimer (Discovery Channel) a 3s
7) Francisco Ventoso (Saunier Duval) a 4s
8) Thomas Lövkvist (Française Des Jeux) m.t.
9) Remmert Wielinga (Saunier Duval) m.t.
10) Joost Posthuma (Rabobank) a 5s
36)Murilo Fischer (Liquigas) a 11s