A mudança: de provas longas para as curtas

Atualizado em 02 de dezembro de 2009
Mais em

É fato que os atletas seguem a tendência natural de participar de provas cada vez mais longas à medida que ficam mais experientes em treinos e competições e buscam novos desafios. Porém, com certa freqüência, o caminho contrário também ocorre.

Atletas que treinaram para provas longas por anos, e seja por falta de tempo para treinar, ou qualquer outro motivo,  sentem que retornar aos treinos e competições de provas curtas faz sentido naquele momento.

Mas, como tirar o máximo de proveito de sua experiência e forma física oriundas das provas longas? Como competir mais rápido se a maior parte de seus treinos foram os famosos “longões”, principalmente nos finais de semana?

Existem alguns fatores chaves que esse tipo de atleta deve saber caso queira ter sucesso na mudança de provas longas para provas curtas:

1) Estratégia de prova:

Em uma competição de Ironman, a maioria dos atletas está competindo contra a distância e o percurso, e não contra outros atletas, pois no Ironman se você for um ciclista forte pode abrir 30 minutos (ou mais!) de vantagem em relação a seu competidor, mas na corrida é fácil perder essa vantagem caso não seja um bom maratonista. Qualquer pequena diferença em cada modalidade tem um impacto muito grande no tempo final da prova.

Já em provas curtas, a situação é diferente, todos estão muito pertos durante toda a prova, e você está competindo contra os outros e não contra a distância ou o percurso. Um atleta mais forte em alguma das disciplinas não conseguirá abrir tanta vantagem, e o atleta mais fraco tem mais chances de acompanhá-lo. É por esse motivo que uma estratégia de prova é importante e algo que deva ser considerado.

Algumas partes das competições podem ter um enorme impacto no resultado final, seja a largada, transições, até mesmo sorte ou outros atletas que mudam o resultado final de uma prova.

A largada é sempre um momento importantíssimo em termos estratégicos, e algo que pode ser treinado. Se você está largando com centenas de atletas, e a primeira bóia fica a cerca de 400-500 m da largada, e o percurso indica uma curva após essa bóia, esse é um exemplo de que você quer nadar aqueles primeiros metros o mais rápido possível, pois simplesmente não existe espaço suficiente para todos atletas contornarem a bóia sem que alguns deles sejam atrapalhados. 

Portanto, o treinamento da natação é algo diferente entre provas de Ironman ou provas curtas, nessas você precisa ter um bom tempo nos 400 metros, contornar a bóia, e simplesmente acompanhar aquele grupo até o final. Já para um Ironman, não é necessário ter velocidade, o que você precisa é nadar da maneira mais eficiente, em uma velocidade decente, porém economizando o máximo de energia possível para o restante da prova.

2) Treinamento Técnico Específico:

Ter sucesso em uma prova longa é basicamente uma questão de forma física, saber dosar seu ritmo (pacing), além de uma nutrição apropriada. Você pode ser um excelente atleta mesmo que não tenha a menor técnica na bike e mal consiga beber água enquanto pedala ao mesmo tempo.

Já nas provas curtas, a situação é bastante diferente. Pois alguns segundos podem lhe custar diversas posições, ou dependendo da situação, pode ser o suficiente para você perder um pelotão no ciclismo, ou perder a oportunidade de organizar uma fuga.

Portanto, além dos treinos é preciso ter uma certa maldade, que vem naturalmente com mais provas, e treinos simulados, até mesmo pedalar com um grupo de ciclistas no final de semana, ao invés dos usuais triatletas, irá lhe ensinar alguns truques úteis para as provas curtas.

3) Treinamento Físico Específico:

Por motivos de limitações de tempo para treinos, atletas de Ironman fazem a maioria de seus treinos longos nos finais de semana, de 4 a 6 horas de pedal, acima de 2 horas de corrida, é uma rotina normal em uma planilha de provas longas.

Com provas curtas, a idéia é a mesma, você quer melhorar sua habilidade e performance específica, e finais de semana são geralmente uma oportunidade de treinar forte e com companhia. Com freqüência eu prescrevo um combinado de ciclismo seguido de corrida, com intensidade de prova, para ser feito nos finais de semana, além de incentivar a participação de provas que servem como um bom treino forte. Sejam corridas rústicas, aquathlons, duathlons, ou até mesmo treinos que são pequenas competições, como aquele ciclismo com o grupo no final de semana. Cada uma dessas situações é uma experiência e aprendizado.

Se divirta nas provas e treinos curtos!

Artigo anterior da ironguides:

Redefinindo o Treinamento de Base no Triathlon.

Confira:
Treine com a ironguides! Solicite aqui sua planilha personalizada!