A mais bonita do mundo

Atualizado em 28 de junho de 2009
Mais em

Por Fausto Fagioli Fonseca

“Muitos comentam sobre a Maratona de Nova York, de Boston, de Berlim, mas, para mim, esta é a maratona mais bonita do mundo”. Esta frase é do estudante Rodrigo Peirão, 22, que corre há dois anos, e, nesta manhã de domingo, dia 28 de junho, participou de sua segunda prova na vida, a Maratona do Rio de Janeiro.

“Corria jogando bola, e vi que era bom, por isso decidi participar de provas de rua. Antes da corrida de hoje havia participado somente de uma meia-maratona. Não gosto muito de distâncias curtas, prefiro as longas, porque mexe com a disciplina, o desafio, a superação. Completar uma prova de 42 km, para mim, foi atingir uma meta de vida”, conclui Peirão.

Outra participante dos 42 km mais bonitos do mundo foi a psicóloga Ângela Salgado de Chermont, 46. Com mais experiência, Ângela disputava provas de triathlon há 20 anos, quando parou para se dedicar à profissão.

“Quando tinha mais tempo, treinava 4 horas por dia para as provas de triathlon, mas parei por causa da minha carreira profissional. Porém, há 10 anos, conheci meu marido que é treinador. Ele me incentivou a voltar a praticar esportes”, falou a corredora.

“Hoje já tenho no currículo provas como a Maratona de Nova York, de Chicago e da Disney, mas tenho que admitir, a do Rio é diferente. A corrida é sensacional, o visual da orla é maravilhoso. Vi muitos corredores estrangeiros deslumbrados com o percurso de hoje”, concluiu Ângela.

Os vencedores
Na disputa pela ponta, os corredores brasileiros não deram chances para os quenianos, e dominaram a maratona, a meia-maratona e também a Family Run, prova com percurso de 6 km.

Com o tempo de 2h17min11s, Marcos Antônio Pereira foi o vencedor dos 42 km, e comemorou. “Foi a vitória mais importante da minha carreira. Estava bastante cansado, sentindo dor e vinha treinando em Itamonte, com cinco graus negativos. Mas vi os quenianos ali na frente e o público me empurrando. Aquele espírito entrou em mim e consegui superar tudo. Nunca tinha participado da Maratona do Rio. Esse percurso é o mais bonito que conheço”.

Na disputa feminina, Marizete de Paula, que participou pela terceira vez da prova, conseguiu sua primeira vitória no Rio de Janeiro. “Ainda não estou no melhor da minha forma e foi uma surpresa essa vitória. Até a metade da prova, estava correndo para terminar em 2h40min, mas consegui abrir uma vantagem e acabei trabalhando para segurar apenas a vitória, que era o mais importante”, disse a atleta, que completou o percurso em 2h42min46s.

Apoio e saudade
Aposentado desde o final de 2008, quando largou as corridas de rua, o medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, Vanderlei Cordeiro de Lima, foi um dos participantes ilustres da prova de hoje. Com o intuito de apoiar a Cidade Maravilhosa para sede dos Jogos Olímpicos de 2016, Vanderlei correu um quilômetro ao lado de outros famosos, e se mostrou feliz pela participação.

“Foi uma corrida gostosa, com muita responsabilidade porque queremos trazer a Olimpíada para cá. É gratificante ver a reverência do público e a valorização de nosso trabalho. Dá saudade de competir, mas a minha fase agora é diferente. Ainda vou participar de algumas corridas, mas sem a obrigação de conquistar resultados”, falou.

Resultados

Maratona
Masculino
1- Marcos Antônio Pereira – 2h17min11s
2- Willy Kongogo Kimutai – 2h17min24s
3- Marcos Alexandre Elias- 2h18min26s

Feminino
1- Marizete de Paula – 2h42min46s
2- Idailda dos Santos – 2h45min15s
3- Conceição Maria Carvalho – 2h47min01s

Meia-maratona

Masculino
1- William Gomes – 1h05min54s
2- Emmanuel Ibett – 1h05min57s
3- José Paul Ávila – 1h06min46s

Feminino

1 – Edileuza Guimarães – 1h16min31s
2- Marcia Narloch – 1h1 6min41s
3 – Ednah Mukhwana – 1h19min21s

Family run

Masculino
1- Marcio Souza – 17min39s
2- Lourival Libano – 17min48s
3- Sandro Melo Souza – 18min16s

Feminino

1- Maria Aparecida Angelo – 22min57s
2- Maria das Graças Moreira – 23min44s
3- Andrressa de Mesquita – 24min01s