A mais bela maratona urbana dos EUA

Atualizado em 05 de outubro de 2008
Mais em

Texto e foto Fernanda Di Sciascio, de Minneapolis

As inscrições encerraram-se um mês antes da prova e o evento reuniu 11 mil maratonistas e 6 mil corredores de 10 milhas na 27ª edição da Twin Cities, nas cidades gêmeas de Minneapolis e Saint Paul, no centro-oeste americano, há cerca de 10h de vôo de São Paulo.

A corrida é conhecida como “A mais bela maratona urbana dos estados Unidos” e faz jus ao nome. Planas, organizadas e muito verdes, ambas as cidades têm arquitetura imponente, muitas árvores e lagos, os quais são contornados pelos corredores em boa parte do percurso.

O casal Ângela e Straid Ched, de 30 e 37 anos, respectivamente, advogada e analista financeiro, destacaram o percurso como ponto principal da prova: “Correr vendo os lagos, e ainda perto de casa, foi realmente motivante. Esta foi minha primeira maratona em um ano de corrida e toda nossa família veio nos assistir”, detalhou ele. E Ângela completou: “Esta foi minha segunda maratona e a primeira em Twin Cities, e garanto que a experiência foi ótima. Fiz o mesmo tempo que a minha outra prova de 26.2 milhas, então, acredito que a chuva não me atrapalhou”.

A chuva a que a maratonista se referiu surpreendeu os corredores e incomodou durante quase todo o trajeto. No dia anterior, durante a Family Run (corrida e caminhada de 5 km) e as corridas infantis (para pequenos de 3 a 12 anos), os 5 mil participantes do evento contaram com tempo ensolarado e temperatura de 15ºC. No entanto, o domingo amanheceu nublado e, às 6h30, começou a chover. Com isso, tanto os corredores das 10 milhas (que largaram às 7h) quanto os maratonistas começaram as passadas sob água e acabaram suas provas molhados não só de suor.

Kristian Haagingin, 36, professora, não aprovou o tempo: “Esta foi minha terceira maratona e todas foram aqui em Twin Cities, já que sou de Saint Paul. Fiz a prova em 4h43min e esta foi minha melhor marca, estou radiante. No entanto, o tempo atrapalhou e correr na chuva foi péssimo, por deixar os tênis encharcados e as roupas desconfortáveis. Ainda assim, foi melhor que o calor do ano passado. Para completar, a organização foi ótima na disposição dos postos de hidratação, na colocação de diversas bandas pelo percurso e dos estafes que nos motivaram e premiou o esforço com bela medalha e camiseta de finisher”.

Como em Chicago…
Assim como na Maratona de Chicago, em Twin Cities o tempo foi bastante atípico em 2007 e temperaturas acima dos 30ºC assustaram os corredores, que sofreram com sol, calor e alta umidade. Este ano, porém, o clima foi o usual e a organização ofereceu hidratação a cada duas milhas (3,6 km) com água e bebidas esportivas, bandas ou músicos a cada 4 milhas e muitos estafes por todo o trajeto. A torcida também compareceu, não em peso, mas bem distribuída, e por toda a rota era possível ver pessoas torcendo, saudando os corredores com gritos, sinos e bexigas, mesmo com o tempo que tornou necessária a presença de guarda-chuvas, agasalhos e capas. Muitos acendiam churrasqueiras e fogueiras e tornavam seus jardins e as ruas ao redor da prova um cenário similar a um piquenique.

“A melhor parte da prova são as pessoas. Elas estão em todos os lugares, incentivando, nos mostrando que somos importantes por estar ali, correndo, concluindo uma meta. É uma grande maratona, muito bem organizada, e ainda melhor por sua torcida”, contou entusiasmado Brian Ficek, 43, corredor há dez anos e morador de Minneapolis.

:: Serviço
Twin Cities Marathon – Minneapolis e Saint Paul (EUA)
Data:
05 de outubro de 2008
Horário: 8h
Distância: 10 milhas e 42 km
Temperatura: 9ºC (média)
Umidade: 87% (média)
Postos de hidratação: 13 (água e bebidas esportivas)
Inscrição: US$ 25
Clima: Chuvoso e frio
Concluintes da maratona: 7.912 concluintes
Masculino: 4.768 (60,3%)
Feminino: 3.144 (39,7%)
Vencedores
Masculino
1º – Fernando Cabada – 2h16min34s
2º – Matt Gabrielson – 2h17min39s
3º – Edwardo Torres – 2h17min55s

Feminino
1ª – Olga Glok – 2h32min29s
2ª – Silvia Skvortsova – 2h32min41s
3ª – Elza Kireeva – 2h39min50s