A importância do músculo glúteo na pedalada

Atualizado em 02 de outubro de 2011
Mais em

Diversas pesquisas exclareceram a função muscular durante a pedalada. No entanto, a minoria destes estudos investigou as características biomecânicas durante a pedalada supramáxima.

Esta, caracteriza-se pela intensidade de exercício acima da capacidade aeróbia máxima, sendo normalmente observada em situações de fuga (sprint).

Na Figura 1, é apresentado um diagrama básico da coordenação muscular durante a pedalada submáxima.
 

Figura 1. Exemplo ilustrativo da coordenação muscular durante a pedalada. GMAX indica Gluteo máximo, VAS indica Vastos, GAS indica gastrocnêmios, SOL indica sóleo, HAM indica isquio-tibiais, IL indica iliopsoas, TA indica tibial anterior e RF indica reto femoral.

Um estudo recente da Universidade de Brunnel (Inglaterra) em colaboração com a Universidade de Utah (EUA) observou que a contribuição dos músculos posteriores da coxa e dos músculos extensores do quadril (glúteos) é bastante aumentada durante o sprint (Elmer, Barratt et al., in press).

Estes resultados são similares aos achados de um estudo do nosso grupo, no qual identificamos que ao se aproximar do limiar anaeróbio, ciclistas utilizam mais os músculos posteriores da coxa (Bini e Diefenthaeler, 2010).

Os autores indicam que esta informação é bastante relevante, tendo em vista que muitos ciclistas não realizam

treinamento de força priorizando os músculos posteriores da coxa e glúteos. Exercícios como o agachamento e a pressão de pernas (Leg-press) podem ser fundamentais no caso de ciclistas que possuem como objetivo melhorar seu desempenho.

REFERÊNCIAS
Bini, R. R. e F. Diefenthaeler. Kinetics and kinematics analysis of incremental cycling to exhaustion. Sports
Biomechanics, v.9, n.4, p.223-235. 2010.
Elmer, S. J., P. R. Barratt, et al. Joint-specific power production during submaximal and maximal cycling. Medicine & Science in Sports & Exercise. in press.

Confira artigos anteriores: