A hora certa de evoluir

Atualizado em 24 de fevereiro de 2011
Mais em

Por Fernanda Silva

É comum entre os corredores a vontade de evoluir no esporte. Aumentar a distância percorrida nos treinos e, consequentemente, nas provas, faz parte deste objetivo tão corriqueiro. Entretanto, para que isso ocorra, é necessário saber o momento certo e, principalmente, como fazer essa transição. “Normalmente, o atleta tem que ter corrido, no mínimo, seis meses na quilometragem atual para começar a aumentar a distância”, indica Paulo Rennó, diretor técnico da assessoria esportiva que leva seu nome.

O primeiro passo para quem quer evoluir é avaliar se está sentindo-se bem na distância atual. Caso o atleta faça os treinos sem dores e com conforto, o treinamento pode passar para outra etapa. Por exemplo, se já corre tranquilamente um percurso de 5 km, você pode aumentar o volume gradativamente, apenas no último dia de treino da semana. “É importante não evoluir, inicialmente, mais que 10% na primeira semana. Indico pular uma semana e aumentar mais 10% na outra, e assim por diante”, completa o treinador.

É importante também levar em conta que o corpo precisa se adaptar a esse crescimento de esforço. Então, ao sentir-se num ritmo confortável, vá aumentando até chegar a seu objetivo. O ideal é que essa evolução comece com o aumento de volume, ou seja, ficar o maior tempo possível correndo, para depois trabalhar na intensidade dos treinos. Além disso, não parta logo de cara para uma prova com o trajeto que almeja. É importante que o corpo esteja acostumado com a distância através dos treinos.

Seja cauteloso
É de extrema importância controlar a ansiedade. Um dos problemas comuns de quem quer passar para uma nova distância é a pressa em evoluir. “O corredor precisa respeitar os dias de descanso. Por estar aumentando a rodagem, ele ficará mais cansado e precisará de uma boa recuperação”, explica Enzo Amato, diretor técnico da assessoria esportiva que também leva seu nome. “A musculatura se adapta mais facilmente a esse aumento de distância, mas outras estruturas do corpo, como ligamentos, tendões e ossos, demoram mais para se acostumarem com o esforço maior”, completa o treinador.

Confira as dicas que os treinadores deixaram para quem quer aumentar seu percurso na corrida:

– Nunca se espelhe em outra pessoa. Cada caso é um caso, esse aumento, tanto nos treinos como nas provas, deve ser feito baseado no tipo físico, histórico e objetivo do atleta.

– Verifique se você não está sem nenhuma lesão, para não agravá-la, nem durante os treinamentos, nem na hora da competição.

– Cuide de sua alimentação e hidratação, elas precisam estar em sintonia com essa evolução.

– Respeite o dia de descanso. Nesta fase de aumento de volume, o atleta precisará de uma boa recuperação e de muita resistência.

– Antes de qualquer alteração em seus treinamentos, procure o acompanhamento de um profissional. Independente da distância que você pretende chegar, um treinador te auxiliará a fazer essa evolução da forma correta.