A grande festa dos ciclistas no BigBiker

Atualizado em 01 de abril de 2008
Mais em

Neste domingo foi dada a largada para a primeira etapa do ano do Bigbiker Cup. A cidade de Santo Antonio do Pinhal foi, pelo quinto ano consecutivo, o palco escolhido para sediar a abertura da competição. Devido ao sucesso das etapas anteriores, a beleza natural da região e ao bom clima da Serra da Mantiqueira, o evento deste ano contou com a presença de quase mil inscritos.

Pontualmente às 8h30, sob garoa fina, largaram os bikers da categoria Pro. Uma hora depois, já sob sol intenso foi dada a largada da Sport. O primeiro percurso teve que ser alterado no sábado à tarde, o que o deixou um pouco mais longo. “O novo trecho tem um visual fantástico e foi o ponto alto da prova”, informou Flavio Ribeiro Ito, o Gonga, organizador do Bigbiker. Sendo assim a primeira categoria ficou com aproximadamente 56 km e a segunda permaneceu com 46 km como nos anos anteriores.

A famosa trilha do Zig-Zag, adorada por uns e odiada por outros, estava extremamente escorregadia devido às chuvas intensas, o que transformou o final da prova em um festival de quedas. “Estamos estudando, junto com o proprietário do terreno, a possibilidade de proibir a entrada de veículos motorizados na trilha. Só assim será possível evitar as erosões”, comentou o organizador. Em alguns trechos mal dava para se manter estável, mesmo com os pés no chão, devido à lama que cobria o chão argiloso, obrigando alguns competidores a empurrarem suas bicicletas.

Esta etapa não contou com a presença de atletas renomados do mountain bike nacional. Estes estavam disputando a Copa Internacional de MTB em Araxá – MG, competição classificatória para as Olimpíadas de Pequim. Mas isto não atrapalhou o clima festivo do Bigbiker.

“A grande maioria dos inscritos são atletas amadores que são fieis ao Bigbiker, porque aqui nós damos o máximo de atenção para cada atleta. Nós não queremos tratar ninguém como números. O astral de todos os envolvidos no evento é o que alavanca a prova e o principal diferencial. Por isso a idéia é limitar em 1000 a quantidade de inscritos”, disse Gonga.

O grande vencedor da disputa, Cleber de Souza Nascimento, chegou a se deslocar até Araxá para brigar pela vaga em Pequim, mas não pôde participar da prova por não possuir seguro-viagem. O campeão chegou na cidade de madrugada, dormiu no carro e, mesmo assim, completou o percurso em 2h52 min. João Paulo foi o segundo colocado e a medalha de bronze ficou com o mineiro Ibraim Orzil.

Entre as mulheres o destaque foi para a carioca, Daniela Figueiredo Genovesi, que pedalou os 56 km, em 3h50 min. A segunda e terceira colocadas na classificação geral foram, Cristina Carvalho e Luiza Cerqueira da Silva respectivamente.

A próxima etapa do Bigbiker será realizada, no dia 18 de maio, na cidade mineira Itanhandu. Situada nas Terras Altas da Mantiqueira a região oferece inúmeras trilhas e opções para aqueles que praticam atividades ao ar livre. A organização espera receber cerca de 850 atletas em Itanhandu.  

A equipe de profissionais do ativo.com esteve presente no evento e registrou as mais sensacionais fotos, que estarão disponíveis aqui a partir desta quarta-feira!