A esperança do Brasil

Atualizado em 24 de maio de 2011
Mais em

Por Daniel Balsa

Melhor brasileiro no Ironman Brasil 2010, Santiago Ascenço é apontado como a principal esperança do país para acabar com o incômodo jejum de nunca ter ganho a competição na categoria Elite Masculino. Em entrevista ao Prólogo, o goiano afirma estar pronto para este duelo, acredita que terá um desempenho melhor do que o do ano passado, mas acha muito difícil prever se estará no lugar mais alto do pódio no domingo, dia da edição 2011 do Ironman Brasil.

“Estou melhor que em 2010. Treinei bem e estou mais experiente. Vai ser meu terceiro Ironman Brasil e espero fazer uma prova mais homogênea. O objetivo é sempre ganhar, mas a isso depende de inúmeros fatores. A competição é longa e não sei em que condições estarão os meus rivais”, comentou o triatleta.

Os resultados recentes colocam Santiago como o principal triatleta da distância no Brasil, mas ele não deverá representar o país no mundial da categoria, que será disputado em outubro, em Kona, no Havaí. “Não faz parte dos meus planos ir a Kona. Agora para se classificar ao mundial é necessários fazer pontos em várias provas do circuito – o que é inteligente para eles (WTC), que faz com que os profissionais disputem suas provas, ainda mais que eles já tem concorrência na distância. Eu não me considero profissional e meus rendimentos (financeiros) com o esporte são mínimos. Só irei se conseguir um grande patrocinadores. Não iria ao Havaí apenas para fazer a prova”, disse Ascenço.

Apesar destas dificuldades, ainda não é definitiva essa decisão de Santiago. Ele poderá reavaliar sua decisão após seu resultado no Ironman Brasil. “Dependendo do desempenho, quem sabe, eu não tente a vaga?”, completou.

Desde 2001 em Florianópolis, os brasileiros ainda não comemoraram uma vitória na Elite Masculina, o que para o goiano é sinal da falta de profissionalismos dos atletas do Brasil. “Com certeza (é reflexo da falta de profissionalismo). O triathlon no nosso país regrediu nos últimos anos com o trabalho péssimo que a Confederação (Brasileira de Triathlon – CBTri) faz. Com isso, não aparecem patrocinadores para os atletas e para se ter mais provas. Com isso, ninguém mais quer ser profissional e o esporte não se renova”, declarou.

Por último, Santiago pede o apoio dos leitores do Prólogo na torcida por ele durante o Ironman Brasil. “Toda energia positiva é bem vinda. O Iron é uma prova que nasceu para você fazer errado, pois existem diversas variáveis que podem te jogar pra baixo. Por isso, continuem nessa corrente positiva. Vou me apegar aos torcedores para me manter mais animado!”, finalizou Ascenço.

O Ironman Brasil 2011 terá largada neste domingo, 29 de maio, às 7h, na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis.