A ansiedade de Pagliarini

Atualizado em 10 de fevereiro de 2009
Mais em

Por Leandro Bittar

A equipe francesa H2O, que conta com o velocista brasileiro Luciano Pagliarini, continua lutando para obter uma licença para competir em 2009. A afirmação é do próprio brasileiro, que recebeu um telefonema do diretor da equipe, Francesco Frattini, afirmando que os dirigentes da esquadra estão na sede da UCI para garantir a inscrição.

Uma nota divulgada no site italiano Tuttobici anunciou que a equipe francesa H2O não havia obtido a licença de equipe continental pela UCI. De acordo com o site, o time não apresentou as garantias bancárias para a obtenção do aval. O anúncio teria sido feito pela Federação Luxemburguesa de Ciclismo.

Direto da Itália, Pagliarini conta com exclusivadade para o Prólogo como estão sendo estes dias de indefinição.

Prólogo: Você viu a notícia sobre a recusa da UCI em conceder a licença continental para a H2O?
Pagliarini: “As pessoas estão me ligando. Não tenho acompanhado a imprensa. As notícias que saíram não são oficiais. Há um esforço para que o time consiga se increver. O diretor da equipe me ligou, dizendo que eles estão lá na UCI tentando resolver essa questão.

Prólogo: O que está dificultando a situação?
LP: Não sabemos. As garantias bancárias existem, os documentos estão prontos. Parece que é uma questão mais política do que econômica.

Prólogo: E como você está lidando com essa indefinição?
LP: Não tem sido fácil. Se eu soubesse que as coisas seriam tão complicadas talvez tivesse feito outras escolhas. Tenho evitado acompanhar as notícias e nem fico ligando muito para os dirigentes. Sei que eles estão se esforçando ao máximo e não quero deixar a situação ainda mais difícil.

Prólogo: Você tem um plano B?
LP: Tenho. Mas nem quero pensar nele agora. Assinei um contrato com a H2O, acredito no projeto e, enquanto eles me derem esperança, estarei com eles. O time já tem tudo pronto, já contratou mecânicos, médicos, nutricionistas. Os equipamentos estão disponíveis [a equipe usará bicicletas Museuww]. Não tem como a equipe não sair. Eles estão lá hoje e essa semana acredito que tudo estará resolvido.

Prólogo: Como está seu cronograma?
LP: Não ter conseguido a licença Profissional Continental nos impedirá de competir algumas corridas interessantes. Ainda não temos muita definição, mas iremos disputar algumas provas do calendário francês e a estréia deve ser no dia 22.