9ª edição do Desafio Serra de Campos

Atualizado em 22 de maio de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Um percurso alternativo e extremamente duro, assim pode ser definida a 9ª edição do Desafio Serra de Campos – Copa VO2, que aconteceu neste domingo, com um trajeto de 37 km entre São Bento do Sapucaí e Campos do Jordão, que teve a presença de mais de mil ciclistas na região da Serra da Mantiqueira – interior paulista.

Como informado há duas semanas, o pelotão enfrentou um circuito alternativo para a competição, necessário após a inviabilidade de manter o circuito consagrado nos últimos cinco anos. A licença para a realização do evento no percurso tradicional foi negada pelas autoridades locais em função de obras para recapeamento da pista. Apesar da estrada ainda não estar intransitável.

Mesmo com 13 km a menos que o trajeto tradicional, os ciclistas tiveram mais dificuldades pela frente, com subidas íngremes e trechos de 28% de inclinação. A dureza da serra ficou latente no início do percurso, com o pelotão quebrando entre os ponteiros logo na primeira subida do dia. Muitos atletas optaram por empurrar as bicicletas e algumas quedas foram registradas, enquanto outros não resistiram e abandonaram logo na primeira montanha.

No grupo elite, José Benoni (Marília) atacou na primeira metade da prova. O ciclista aproveitou suas características de escalador e conseguiu imprimir um forte ritmo. Jean Coloca (São José dos Campos), bicampeão da prova, muito marcado pelos adversários, não conseguiu contra-atacar e seguiu acompanhado por Raphael Serpa (Americana) e outros três ciclistas. Benoni, escapado, cruzou a meta, quebrou o jejum e venceu pela primeira vez em Campos do Jordão.

Entre os amadores, Kleber Lopes repetiu o excelente desempenho do ano passado. Formado em matemática e fã de Fabian Cancellara, Lopes permaneceu entre os ponteiros até o encerramento da prova e completou o percurso em 1h31min. “Foi duro para todos. Estou muito satisfeito, mas esse percurso foi uma surpresa, muito pesado. Consegui ir muito bem nas subidas “, festejou o bicampeão, de 28 anos.

Na disputa entre as mulheres, Claudia Tollendal – multicampeã entre as amadoras – conquistou mais um título, dessa vez na categoria profissional, com 1h55min31s.. Entre as atletas do amador, Fernanda Vilela, assim como Kleber Lopes no masculino, venceu pela segunda vez a Copa VO2.

Para mais informações acesse o site da Copa VO2.