72º Jogos Abertos do Interior

Atualizado em 12 de novembro de 2008
Mais em

Por Cesar Candido dos Santos

Começa a ser disputada nesta quarta-feira, dia 12 de novembro, no estado de São Paulo, a 72ª edição dos Jogos Abertos do Interior, principal competição poliesportiva do Brasil, que terá a participação de grandes nomes de diversas modalidades, como o líbero da seleção masculina de vôlei Serginho, o mesa-tenista Hugo Hoyama, o tenista Flávio Saretta, a lutadora de Tae Kwon-do Natália Falavigna e a atleta do salto com vara Fabiana Murer.

A cidade sede neste ano será Piracicaba, que investiu mais de R$ 2 milhões para organizar o evento e espera receber cerca de 20 mil pessoas entre competidores, técnicos e dirigentes até o dia 22 de novembro, data do encerramento da disputa.

Com exceção da capital São Paulo, participam do torneio todas as outras 233 cidades do estado, que precisaram passar por diversas seletivas regionais, e se enfrentarão em 24 modalidades diferentes.

A força do ABC
Apesar de não aceitar o rótulo de favorita, São Caetano do Sul será mais uma vez a grande força a ser batida nos Jogos do Interior. Campeã geral de dez das últimas onze edições do campeonato, a cidade conta com uma equipe muito forte e terá, pelo menos, 22 atletas que representaram o Brasil nos Jogos de Pequim, como o trio da seleção feminina de vôlei Fofão, Mari e Sheila, que conquistaram a medalha de ouro na China.

O time de ciclismo Cesc/ Sundown/ São Caetano também será de extrema importância para que o município do ABC Paulista mantenha a hegemonia na competição. Atual bicampeã na modalidade, a equipe comandada pelo técnico argentino Eduardo Walter Trillini se prepara há três meses para a disputa, e confia em um bom resultado.

“Estamos muito bem preparados para os Jogos Abertos do Interior. Essa competição é o nosso principal objetivo no segundo semestre. Queremos brigar pelo título no masculino e no feminino, mas sabemos que é muito difícil. O circuito é muito seletivo e isso vai dificultar para todas as equipes”, declarou o técnico.

Os ciclistas que defenderão o time nas provas de pista e estrada serão: Francisco Chamorro, Fernando Firmino, Marcos Vinicius, o Mancha, Edson Corradi, Raul Cançado, Juninho, Luisão, Diego Portugal e Paulista. No feminino, a equipe terá Natália Santana e Camila Coelho, que já conquistaram 16 vitórias ao longo desta temporada.