7 lesões mais comuns entre os corredores

Atualizado em 06 de junho de 2014
Mais em

Você sabe quais são as regiões do corpo mais acometidas de lesões entre os corredores? Pesquisa realizada por professores e alunos do Programa de Mestrado em Fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) revelou que joelho, perna, pés, tornozelo e coluna são as áreas mais afetadas. No material, detectou-se também quais são as lesões mais comuns. Tem de fratura por estresse a canelite e distensão muscular. Saiba quais são as sete principais e suas causas.

++VEJA MAIS
>>SAÚDE E LESÕES: APRENDA A EVITAR PROBLEMAS COMUNS ENTRE CORREDORES
>>ESTUDO: 40% DOS CORREDORES AMADORES SOFREM COM LESÕES

1. Síndrome da banda iliotibial – É uma inflamação causada pelo atrito da banda iliotibial com a lateral do fêmur, e geralmente causa dores na lateral do joelho. 

Causas: aumento exagerado do volume de treinos; usar tênis muito gastos; falta de força nos músculos abdutores; desalinhamento nos joelhos e nos tornozelos; encurtamento muscular nos membros inferiores; diferença maior que 1 centímetro no comprimento das pernas.

2. Canelite – Inflamação no tecido que recobre a tíbia e provoca dores na canela.

Causas: aumento exagerado no volume de treinos; uso de tênis inadequado para o tipo de pisada ou muito gasto; falta de fortalecimento na musculatura da tíbia; pisada excessivamente pronada ou supinada; falta de alongamento nos músculos da panturrilha.

3. Fascite plantar – Inflamação da fáscia plantar — tecido que une o calcanhar aos dedos e serve para proteger os ossos do pé — que gera dores na sola.

Causas: aumento exagerado no volume ou intensidade de treinos; uso de tênis gastos ou com pouco amortecimento; excesso de peso; pés chatos ou com pronação e supinação excessiva.

4. Tendinite no tendão de Aquiles – Inflamação no tendão que liga o músculo da panturrilha ao calcanhar.

Causas: falta de repouso entre os treinos; aumento exagerado no volume ou intensidade do treinamento; excesso de peso; falta de força ou de alongamento na musculatura dos membros inferiores; pronação ou supinação excessiva.

5. Fratura por estresse – Microfraturas que ocorrem por causa do desgaste ósseo, geralmente acontecem nos pés, na tíbia e no fêmur.

Causas: correr em pisos muito duros ou irregulares; aumento excessivo do volume de treinos; fadiga muscular; usar tênis muito gastos; rigidez nos tendões; idade.

6. Distensão muscular – É o rompimento das fibras musculares, ocorre principalmente na panturrilha e nos músculos da coxa.

Causas: sobrecarga nas atividades de alta intensidade; fadiga muscular; falta de flexibilidade; desequilíbrio de força muscular; postura incorreta durante a corrida; idade.

7. Condromalácia patelar – Dor no joelho provocada pelo atrito entre o osso do fêmur e a patela. Acontece quando a cartilagem patelar não está em perfeitas condições.

Causas: aumento excessivo do volume de treinos; correr sempre em pisos duros; falta de alongamento e fortalecimento muscular dos membros inferiores; excesso de peso.

(Fonte: trecho extraído de matéria publicada na Revista O2, edição 104, dezembro de 2011)