"Pódio no Tour de France é uma das minhas metas"

Atualizado em 25 de novembro de 2010
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Alexander Vinokourov (Astana), assim como a maior parte dos ciclistas, já faz planejamentos para a temporada 2011. O cazaque tem como um dos principais objetivos o pódio do Tour de France.

Vinokourov também expressou solidariedade ao ex-companheiro de Astana Alberto Contador, e torce para que o espanhol não perca a camisa amarela conquistada no último Tour de France, após ser flagrado no exame antidoping e testar positivo para clembuterol.

O ciclista cazaque testou positivo no doping sanguineo do Tour 2007, perdendo as duas edições seguintes da competição. Neste ano ele retornou ao evento – vencendo uma etapa e ajudando Contador a alcançar o lugar mais alto do pódio.

Aos 37 anos, recém-completados em setembro, Vinokourov sonha com um lugar entre os três primeiros colocados na próxima edição do Tour. “Da maneira como estão as coisas hoje, acredito que uma boa classificação no geral é um objetivo válido”, disse em entrevista ao site da Astana. “O que posso afirmar é que tinha condições de lutar com Denis Menchov na disputa pelo terceiro lugar, mas ele estava no mesmo grupo de Contador.”

“Não vamos abdicar da luta pela classificação geral antes mesmo do início da competição. Tentaremos a camisa amarela, assim como a classificação por montanhas e por equipes. Hoje o objetivo é o pódio.”

Alexander Vinokourov analisou os fatos e polêmicas que envolvem o suposto doping de Alberto Contador. O cazaque torce para que o tricampeonato do espanhol seja mantido, e admite que não sabia de inúmeros detalhes revelados recentemente.

Ninguém precisa e deseja a desqualificação de Contador, Nem a Astana, nem a fabricante de bicicletas, nem o Tour de France e nem a UCI”, ressaltou. “Acho difícil julgar, afinal não estou ciente de todas as nuances que cercam a situação. Mas torço para que ele fique não seja desclassificado e o título continue com a Astana.”

Vinokourov conquistou uma brilhante etapa no Tour de France, com encerramento em Revel, porém acredita que seu ponto de destaque na temporada foi o título da Liège-Bastogne-Liège. “Foi uma conquista importante, ainda mais porque vinha recebendo muitas críticas.”

“Foi difícil explicar aos jornalistas que havia um novo Vinokourov e que podiam confiar nele, daquele momento em diante. Foi uma grande vitória e me serviu como estímulo.”