"Era menosprezado na Espanha", diz Freire

Atualizado em 30 de agosto de 2007
Mais em

Por Daniel Balsa

Tricampeão mundial, Óscar Freire é um dos poucos ciclistas espanhóis com destaque no cenário internacional que integra uma equipe de fora de seu país. Competidor da holandesa Rabobank desde 2003, ele deixou a Espanha em 1999, quando saiu da Vitalicio Seguros e ingressou na italiana Mapei.

Em entrevista ao site “Cyclingnews”, Freire explica que deixou seu país por ter considerado que era desvalorizado por lá, declarando que na Espanha não apreciam os sprinters.

“A mentalidade deste país não se adapta a corredores do meu estilo. Se fosse belga, as coisas seriam diferentes”, declarou Freire. Aliás, o principal ciclista da Bélgica na atualidade é o sprinter Tom Boonen (Quick Step), campeão da classificação por pontos do Tour de France 2007.

“Só começaram a me apreciar na Espanha após eu ter saído do país”, completou.

Após ficar de fora dos últimos dois mundiais em decorrência de lesões, Freire mira o tetracampeonato neste ano e utilizará a Vuelta a España como preparação.

“Creio que terei muitas chances de ganhar etapas na Vuelta. Na Clássica de Hamburgo eu fui segundo e espero subir um degrau a mais no pódio. Quanto ao Mundial, ainda não tive tempo de ir a Stuttgart, mas o final do traçado é duro. Isso me convém, porque eliminará corredores que são perigosos em um sprint final”, declarou.