"A qualidade dos atletas impressiona", diz Kid

Atualizado em 20 de janeiro de 2011
Mais em

Por Tadeu Matsunaga

Campeã do ranking AmericaTour 2010, a equipe Funvic/ Marcondes Cesar/ Pindamonhangaba participa da 5ª edição do Tour de San Luis, que também conta com a presença do Clube DataRo de Ciclismo (PR).

Na última quarta-feira, a equipe pindense, com o argentino Marco Crespo, conquistou um grande resultado ao terminar em segundo lugar a 3ª etapa da competição, vencida pelo italiano Roberto Ferrari. O técnico Benedito Tadeu, o Kid, conversou com o Prólogo e falou sobre a participação da equipe paulista na prova.

Prólogo: Como avalia o desempenho da equipe até o presente momento?
B.T: Viemos para o Tour de San Luis com a intenção de nos prepararmos para o Giro do Interior, uma das principais competições do calendário nacional. Ainda não estamos 100%, mas realizamos um papel até aqui. Nesta quinta-feira teremos a crono e aposto muito no desempenho do Matias Médici, que pode conquistar mais um bom resultado para nós.

Prólogo: O nível da competição foi muito elogiado, inclusive pelos europeus.
B.T: A qualidade dos atletas realmente é muito boa. O nível da competição é altíssimo e estamos enfrentando as maiores equipes sul-americanas, além dos times europeus presentes. Conseguimos o pódio com o Marco (Crespo), o que representa muito para a Funvic. Realmente honramos a licença continental e temos condições de lutar com as melhores equipes do continente.

Prólogo: E o intercâmbio entre as equipes?
B.T: Tem sido muito importante. É outra realidade. Aqui realmente temos noção do nível e organização do primeiro escalão mundial. São equipes muito fortes e, se um dia chegarmos à mesma qualidade, vamos saber como trabalhar e agir. Infelizmente nos faltam competições desse nível e “rodamos” menos que eles, isso provoca uma grande diferença na performance.

Prólogo: Conseguiram um grande resultado com o Marco Crespo. Como “descobriu” o argentino?
B.T: Sempre mantemos contato com as revelações. Estamos atentos aos bons atletas nos países vizinhos. Recebemos e-mails sobre atletas com potencial e analisamos o perfil de cada um deles. Hoje, até mesmo ciclistas da Europa manifestam interesse e desejo em defender as cores da Funvic. Isso prova que, aos poucos, conquistamos nosso espaço.

Prólogo: Qual principal objetivo no encerramento do Tour?
B.T: Nosso principal foco é terminar a classificação geral entre as oito melhores equipes. Como disse, não viemos com o time 100%, então será um grande resultado se conseguirmos. Em 2012, entretanto, vamos sonhar alto e temos como objetivo ficar entre os cinco melhores times da competição. Será nosso planejamento, mas ainda temos toda a temporada pela frente. O trabalho está sendo bem feito e isso me deixa satisfeito.