2011: Um ano para mudar sua vida e virar triatleta

Atualizado em 21 de janeiro de 2011
Mais em

Mais um ano e sempre temos nossos novos objetivos. Papéis dobrados e guardados. Será que ao final do ano, ao abrí-los, você conseguiu cumprir suas metas? Que tal colocarmos para iniciar seus treinos em uma nova modalidade esportiva, o Triathlon!

Pressupondo que você é um iniciante no esporte, vou ajudar-lhe com algumas e importantes dicas para seu treinamento.

Este é um esporte muito gratificante, pois além das 3 modalidades diretamente envolvidas, você fará novos ciclos de amigos, entrará em forma e conhecerá uma nova possibilidade de vida. Aquele mito de que o triathlo é esporte para maluco está totalmente incorreta!

Pessoas que trabalham, possuem família, ou seja, têm uma vida movimentada, podem incluir uma rotina de treinamento semanal. Não é nada difícil ou impossível, basta ter apenas disciplina.

Vamos lá então:

A disciplina que possui em seu trabalho, estudo ou a dedicação à sua família, pode ser a mesma que deve ter para com seus treinos, elaborada por um professor, ou seja, você necessariamente pode e deve continuar com sua vida normal. É lógico que maus hábitos alimentares, cigarro, álcool e muitas saídas noturnas semanais atrapalham, não combinam, mas é preciso pesar na balança suas prioridades. Tenho a certeza que 1 ou 2 treinos diários serão suficientes para adquirir técnica e condicionamento.

Se seu problema é tempo, não se preoucupe, pois sempre existe uma academia perto de sua casa ou trabalho, onde poderá fazer sua natação, aulas de spinning e correr na esteira, além de seu fortalecimento e alongamento. Aproveite então o final de semana para fazer treinos outdoor, já que as provas, que são várias no decorrer do ano, são outdoor também.

Já se possui mais tempo, o ideal é usar a estrutura oferecida pela sua cidade ou clube e fazer seus treinos ao ar livre. Lembre-se somente que pedalar sozinho e sem equipamentos adequados é muito perigoso.

Treinando em sua academia ou ar livre, você pode fazer 2 ou 3 treinos de natação, 2 de ciclismo, 2 de corrida e 1 de transição.

Vamos lá então, mãos a obra, consulte o calendário e inscreva-se em suas provas.

Feliz 2011!