1º Mundialito de Ciclismo

Atualizado em 07 de janeiro de 2009
Mais em

Por Felipe Vilasanchez

Será realizado neste domingo, dia 11, na cidade de Santos, litoral sul de São Paulo, o 1º Mundialito de Ciclismo. A prova, que entrará para o ranking mundial no próximo ano, terá início às 7h30, na Avenida Portuários (Mário Covas), e é válida para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) nas categorias Elite Masculina e Feminina.

Além das duas categorias principais, farão parte do 1º Mundialito outras dez categorias: Júnior, Sub-23, Open Speed, Open Máster, Sub-30, Universitários, Sênior A e B, Estreantes e Turismo. Os atletas percorrerão um trajeto de 4,6 km, montado na avenida.

A corrida terá premiação total de R$ 7.100, além de uma bicicleta Sundown. As inscrições custam R$ 30 para cada ciclista, e podem ser feitas antecipadamente na Sub-Sede da Federação Paulista de Ciclismo (FPC), que fica na Avenida Senador Vergueiro, nº 4771, em São Bernardo do Campo, e também no local da prova na tarde de sábado, dia 10, ou no dia do evento.

Francisco Chamorro (Scott/ Marcondes Cesar/ São José dos Campos), vencedor da Copa América de Ciclismo, realizada no domingo passado, dia 4, tem sua participação no Mundialito confirmada. Ano passado, o ciclista argentino terminou a disputa em oitavo lugar. O cubano Michel Fernandez (Cesc/ Sundown/ São Caetano do Sul) também garantiu sua presença. No Brasil desde julho de 2007, quando desertou da delegação cubana antes de competir nos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, ele venceu três provas válidas pelo ranking da CBC: a 64ª edição da São Salvador, o IV GP Chico Mendes de Ciclismo e a 65ª edição da Prova Ciclística Internacional 9 de Julho, além de ter conquistado o título da Copa Sundown de Ciclismo Amador.

Outra equipe que levará um ciclista estrangeiro ao Mundialito é a Trek/ Nossa Caixa/ UNG/ Guarulhos, oitava colocada no ranking nacional, com 11 pontos. O italiano Nicola Amorezano Neto competirá, junto a outros cinco atletas, por uma melhor colocação do time na classificação nacional.

O 1º Mundialito também seria válido como a 4º Copa Hilário Diegues, mas deixou de valer como a prova em homenagem ao ex-presidente da FPC e fundador, em 1955, da Liga Santista de Ciclismo, a primeira do país.