145 km de MTB

Atualizado em 25 de outubro de 2011
Mais em

Após o prólogo de 13km na cidade de Mucugê, os ciclistas de 18 países e 14 Estados Brasileiros da Brasil Ride realmente sentiram na “pele” o sabor de participar de uma verdadeira Ultramaratona de Mountain Bike, que segue até o próximo sábado (29) na Chapada Diamantina.

O segundo dia da competição começou cedo com o despertar às 4 da manhã e largada às 6 para a etapa de 145 quilômetros entre as bases: Mucugê e Rio de Contas, considerada um dos percursos mais longos e desafiadores do mundo em provas neste formato por etapas.

Sem dúvida, foi o dia mais desafiante para vida de muitos ciclistas, já que o sol compareceu com toda força, tornando-se o principal desafio da etapa, devido a sensação térmica acima dos 40 graus Celsius.

E mesmo contra todas as adversidades e obstáculos naturais, os ciclistas imprimiram um ritmo alucinante desde o início do trajeto que tinha um relevo praticamente plano. A partir da metade do caminho, as características mudaram com duas grandes subidas e um trecho em single track (trilha em mata fechada) batizado de “Vietnã”, enfim, um verdadeiro campo de batalha contra os próprios limites.

Na ponta do pelotão, após a quebra do grupo nas partes mais técnicas e subidas, a guerra ficou entre as equipes de Kristian Hynek & Robert Novatny (Future Cycling-Sweep) e Luis Leão Pinto & Alejandro Lopez Dias de la Penha (Team Spano-Luso) que, na parte final, vieram revezando a liderança para abrir tempo dos demais.

A estratégia deu certo e na última subida de 10 km, o campeão espanhol de maratona, Alejandro atacou, seu parceiro o seguiu e os adversários não conseguiram reagir. Com isso, os campeões ibéricos sagraram-se os grandes campeões da etapa mais dura da Brasil Ride e ainda bateram o recorde da etapa, com pouco mais de 6 horas e 30 minutos de prova!

“Ontem foi apenas um aquecimento e hoje sim foi para valer. Nós demonstramos que não viemos para brincar,” alerta Luís Leão Pinto. “Sabíamos que os adversários mais fortes seriam eles, nos conhecemos de outras provas e vamos lutar até o fim,” comenta Kristian Hynek, detentor do título de 2010.

Logo na sequência chegaram os brasileiros, Josemberg Pinho e Raphael Mendes (JC Bikes) demonstrando todo potencial do país diante dos melhores atletas do mundo. E não demorou para os atletas experientes da categoria máster cruzarem o pórtico de chegada. Novamente, os suíços Barti Bucher e Hansjuerg Gerber confirmaram o favoritismo, seguido pelos brasileiros, Abraão Azevedo e Paulo Freitas (RC Bikes Master).

A grande baixa do dia foi o casal Brian e Jennifer Smith que abandonaram a prova no ponto de apoio 2 em Piatã, depois que Brian sentiu-se mal e ficou sem forças para prosseguir. Melhor para a dupla formada por Ivonne Kraft e Mateus Ferraz (Brasil Soul/ RC Bikes), que venceu a etapa e deu um grande passo rumo ao título. No feminino, Adriana Nascimento e Sabrina Gobbo somaram nova vitória e maior vantagem de tempo sobre as adversárias.

A prova segue nesta terça-feira (25) com a etapa de cross country (XCO), que é a principal novidade na Brasil Ride 2011. O circuito fechado terá 5 voltas de 7Km cada ao redor da cidade de Rio de Contas, uma etapa que promete marcar mexer com a emoção do público e participantes. (Com material da Assessoria de Imprensa)

Confira os resultados completos e mais fotos do Brasil Ride em www.brasilride.com